PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Conteúdo do artigo principal

Edgar Pereira Coelho
Cezar Luiz De Mari

Resumo

Este artigo busca desenvolver a temática da Educação de Jovens e Adultos a partir de Paulo Freire, analisando-a sob o prisma da interdisciplinaridade. As análises resultam de estudos das obras de Freire e aproximações teórico-práticas com experiências vividas e observadas pelos autores. Em foco elege-se o Círculo de Cultura como concepção pedagógica, cujo caráter dialógico e dialético propõe uma mudança profunda no processo da alfabetização de jovens e adultos. A perspectiva freiriana de alfabetização avança sobre a concepção tradicional, apontando a realidade do sujeito como o primeiro passo para a aprendizagem. Assim, a vida, nas suas diversas faces, constitui-se mediação central para um processo mais avançado de leitura de mundo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Coelho, E. P., & De Mari, C. L. (2013). PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. Educação Online, (14), 39–53. https://doi.org/10.36556/eol.vi14.51
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edgar Pereira Coelho, Universidade Federal de Viçossa

Departamento de Educação UFV

 

Cezar Luiz De Mari, Universidade Federa de Viçosa - UFV

Professor do Departamento de Educação da UFV. Pesquisa o ensino superior, temáticas de filosofia e política educacional.