EDUCAÇÃO SEM REDENÇÃO: DEZ REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LEGADO FREIREANO

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Gustavo E. Fischman
Victor H. Diaz

Resumo

Este artigo discute a importância de continuar incluindo  de maneira crítica o trabalho de Paulo Freire nos programas de formação de professores. Apresentamos e discutimos dez “razões” elaboradas pelos estudantes inseridos no processo de reflexão sobre a utilidade e a adequação de se estudar Pedagogia do oprimido e outros textos de Paulo Freire em programas de graduação e pós-graduação nos Estados Unidos. O artigo apresenta cada uma das razões, utilizando as reflexões dos alunos, a partir das quais discorre, no contexto racional explícito/implícito das sugestões dos alunos, sobre as contribuições para a democratização da educação. Concluímos, diferenciando a noção freireana de “Esperança” das “Narrativas de Redenção” de outras abordagens pedagógicas.

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Como Citar
Fischman, G. E., & Diaz, V. H. (2013). EDUCAÇÃO SEM REDENÇÃO: DEZ REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LEGADO FREIREANO. Educação Online, (14), 1–24. https://doi.org/10.36556/eol.vi14.37
Seção
Artigos