O capital cultural de estudantes universitários determina sua competência informacional?

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Justymara Fernanda dos Santos Serrano
Bernadete de Lourdes Streisk Strang

Resumo

Resumo

A herança cultural não é hereditária do ponto de vista genético, e sim um amálgama das referências que recebemos e experimentamos, a partir do qual geramos a nossa própria cultura. O estudo demonstrou em que medida o capital cultural herdado contribui para o sucesso na pesquisa científica, avaliando 102 usuários da Biblioteca da Universidade Norte do Paraná, unidade Piza, na cidade de Londrina (PR), utilizando o Google Forms. Os resultados apontaram que o capital cultural herdado não determina, mas influencia nas buscas para o desenvolvimento da pesquisa científica e contribui positivamente para o uso eficiente dos recursos informacionais. Mas não é fator determinante, uma vez que em condições e estímulos adequados, essa falta pode ser compensada.

Palavras-chave: Capital cultural, Competência informacional, Pesquisa acadêmica, Nível de escolaridade

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Serrano, J. F. dos S., & Strang, B. de L. S. (2015). O capital cultural de estudantes universitários determina sua competência informacional?. Educação Online, (20), 146–171. https://doi.org/10.36556/eol.v0i20.202
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Justymara Fernanda dos Santos Serrano, UNOPAR

Bacharel em biblioteconomia (UEL), mestre em metodologias para o ensino de linguagem e suas tecnologias .

 


Bernadete de Lourdes Streisk Strang, UNOPAR

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Doutorado em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É Professora da Universidade Norte do Paraná, Modalidade Educação à Distância e Professora do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias - UNOPAR. Coordena o Projeto "HISTÓRIA, MEMÓRIA E MAGISTÉRIO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NAS ESCOLAS DE PROFESSORES DE LONDRINA (1945-1970)" com apoio do Cnpq. Também participa do Grupo de Pesquisa da História Intelectual e Educação da Universidade Federal do Paraná