Investigação Matemática na formação inicial de professores: relato e reflexões

Conteúdo do artigo principal

Paulo Wichnoski
Tiago Emanuel Klüber

Resumo

Buscamos, neste trabalho, efetuar uma reflexão, sob a atitude fenomenológica, sobre aspectos inerentes a uma prática com a Investigação Matemática (IM), no intuito de compreender o que revela a experiência vivida para além das impressões primeiras. Trazemos, inicialmente, o relato da prática e, posteriormente, discutimos algumas implicações sobre a prática investigativa, retomando aspectos do relato por meio de categorias ou núcleos de ideias. Afirmamos que, apesar de experiências pontuais como essas serem impulsionadoras de outras investigações, elas são incipientes para assegurar ao professor de matemática em formação inicial, a assunção da perspectiva investigativa em suas aulas, bem como concluímos que é necessário modificar o modo como ela, “a IM”, está sendo apresentada na formação inicial de professores de matemática.

Palavras-chave: Abordagem fenomenológica, Hermenêutica, Investigação Matemática, Prática de ensino, Formação inicial de professores

 

[1] Investigação Matemática

Detalhes do artigo

Como Citar
Wichnoski, P., & Klüber, T. E. (2015). Investigação Matemática na formação inicial de professores: relato e reflexões. Educação Online, (20), 105–125. https://doi.org/10.36556/eol.v0i20.199
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo Wichnoski, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Aluno regular do Programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino, PPGEn, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. Membro do grupo de pesquisa em Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática – GPeFPMEM. Professor do curso de matemática da FAMPER – Faculdade de Ampére. Nas atividades de pesquisa, dedica-se à Investigação Matemática na Educação Matemática e a formação de professores de matemática. Nas atividades de docência, ministra aulas de cálculo diferencial e integral I, álgebra vetorial.

Tiago Emanuel Klüber, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (Ensino), UFSC. Docente do Colegiado de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Cascavel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Foz do Iguaçu, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenador do grupo de pesquisa em Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática – GPeFPMEM. Nas atividades de pesquisa dedica-se à Modelagem Matemática na Educação Matemática e a formação de professores de matemática. Nas atividades de docência, ministra aulas de Resolução de problema e modelagem matemática, epistemologia da pesquisa em ensino.