Pensando a formação inicial de professores e suas incompletudes: lacunas

Conteúdo do artigo principal

Camila Lopes Cravo Matos

Resumo

O ensaio busca levantar as dificuldades existentes na formação docente e os possíveis caminhos a serem delineados para sua superação. Trata das incompletudes/lacunas existentes na formação do professor da educação básica no Brasil e características de sua clientela, reflete a estrutura curricular formativa dos cursos de pedagogia, tratando de possíveis modificações, reinvenções e/ou reestruturações na formação de professores no país.

Palavras-chave: Formação inicial de professores, Modelos formativos, Perfil professoral, Pibid, Currículo

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Matos, C. L. C. (2015). Pensando a formação inicial de professores e suas incompletudes: lacunas. Educação Online, (20), 35–49. https://doi.org/10.36556/eol.v0i20.189
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Camila Lopes Cravo Matos, PUC- Rio Universidade do Estado de Minas Gerais

Cursando doutorado em Ciências Humanas - Educação, na área de concentração: Formação de Professores, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Literatura Brasileira: Literatura Infantojuvenil pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Especialista em Psicopedagogia Institucional, graduada em Pedagogia pela UFJF. Professora da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS: Unidade UBÁ (2009-2013), trabalhando com as disciplinas da Edu. nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química, Coordenando o PIBID- Química (2012-2013) ; Unidade LEOPOLDINA, curso de Licenciatura em Pedagogia, atuando nas disciplinas: Literatura Infantojuvenil e Estágio Supervisionado I, II, III e IV. Coordenadora de Estágio Supervisionado. Professora Coordenadora do "PIBID PEDAGOGIA" da unidade acadêmica de Leopoldina, recebendo fomento da Capes, atuando diretamente nas discussões, debates e formação dos graduandos, para efetiva promoção da docência. Integrante do grupo de pesquisa: "Processos transculturais na literatura brasileira", produzindo trabalhos em Literatura infantojuvenil, Letramento e alfabetização e Leitura de mundo. Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos da Natureza e Tecnologias Ambientais- Endereço de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4924994532007660. Grupo de Pesquisa: Do texto ao contexto:ensino, política e imprensa- Endereço de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9317104396429756.