Pedagogias da animação: um olhar sobre as relações de professores com a cultura do cinema

Conteúdo do artigo principal

Joana Sobral Milliet
Adriana Hoffmann Fernandes

Resumo

O artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado em educação, que teve como objetivo pensar sobre a possível criação de uma pedagogia da animação, por parte de quatro professoras que produzem filmes de animação com seus alunos, em escolas do município do Rio de Janeiro. O termo pedagogia da animação nasce do pressuposto de que há gestos pedagógicos nos modos de fazer cinema, e que cada professora desenvolve uma pedagogia própria, a partir das escolhas feitas durante o processo de produção dos filmes de animação com seus alunos. Como parte dessa reflexão, buscaremos, neste artigo, olhar para um aspecto que nos parece essencial para pensar a criação de uma pedagogia da animação pelas professoras: as relações das quatro professoras com o consumo cultural e, em especial, a cultura do cinema.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Milliet, J. S., & Fernandes, A. H. (2014). Pedagogias da animação: um olhar sobre as relações de professores com a cultura do cinema. Educação Online, (17), 135–151. https://doi.org/10.36556/eol.v0i17.132
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Joana Sobral Milliet, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), integrante do grupo de pesquisa Cinenarrativas. É também coordenadora do Anima Escola, projeto do Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil.

Adriana Hoffmann Fernandes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Professora adjunta no PPGEDU da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordenadora do grupo de pesquisa Cinenarrativas dentro do qual realiza-se o projeto de pesquisa "O cinema e as narrativas na era da convergência: modos de consumo, formação e produção de audiovisuais de crianças, jovens e professores"