Formação de mediadores em museus de ciência: diálogos entre a educação formal e não formal

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Isabel Gomes
Sibele Cazelli

Resumo

O presente trabalho analisa processos de formação de mediadores em dois museus de ciência, considerando as relações entre a educação formal e não formal. Tendo como referência os saberes docentes (TARDIF, 2010), verificou-se que, nesses processos, foram enfatizados saberes disciplinares, da formação profissional e da experiência. Constatou-se também que a formação acadêmica em educação contribui para formação de mediadores, na perspectiva dos próprios. Do ponto de vista da educação não formal, o estabelecimento de parcerias com instituições de formação de professores é uma questão premente para uma melhor qualificação dos profissionais de atuam na área, e esse diálogo pode ser frutífero também em sentido inverso, enriquecendo a formação de docentes da educação básica.

 

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Como Citar
Gomes, I., & Cazelli, S. (2014). Formação de mediadores em museus de ciência: diálogos entre a educação formal e não formal. Educação Online, (16), 1–22. https://doi.org/10.36556/eol.v0i16.99
Seção
Artigos