A participação política em grêmios estudantis na perspectiva de documentos orientadores

Conteúdo do artigo principal

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar a categoria participação política em documentos que orientam a organização discente em grêmios estudantis. O material empírico é constituído por 10 documentos, como cartilhas, manuais e guias, publicados por secretarias estaduais de educação e entidades da sociedade civil. As análises têm como suporte teórico e metodológico o materialismo histórico e dialético, com a contribuição de autores como Marx (2010a; 2010b), Nogueira (2011), Lenin (2015) e Gramsci (2004; 2020). Os resultados da pesquisa explicitaram que, na maioria dos documentos, há a defesa de perspectiva fundamentadas na democracia e na cidadania, contudo, elas são fragilizadas, pois se relacionam ao protagonismo juvenil e/ou à realização de eventos festivos ou esportivos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Brito Delabona Boutin, A. C. (2021). A participação política em grêmios estudantis na perspectiva de documentos orientadores. Educação Online, 16(37), 15–34. https://doi.org/10.36556/eol.v16i37.974
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), egressa do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE-UEPG), mestre em educação pela UEPG, especialista em história das revoluções e dos movimentos sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), graduada em história pela UEPG.

Área de pesquisa: educação, movimentos sociais e políticas educacionais.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.