Produção do gênero panfleto com uso do programa Publisher: proposta de trabalho com alunos do ensino fundamental

Conteúdo do artigo principal

Alessandra Dutra
Alessandra Larissa Cherritte Goncalves Lopes
Givan José dos Santos

Resumo

No contexto atual, no que se refere à educação, há grande demanda de práticas pedagógicas inovadoras para uso de professores e alunos. As novas tecnologias têm possibilitado a interação, a mediação, a comunicação, entre outros aspectos, bem mais presentes entre os participantes do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo, por exemplo, tem como objetivo relatar e discutir os resultados da intervenção didática em duas turmas do nono ano do ensino fundamental II, com relação ao trabalho de produção do gênero panfleto, com a utilização do recurso tecnológico Publisher. Para isso, foram usados os tipos de pesquisa descritivo-bibliográfica, de campo e analítica. Os resultados do estudo mostraram que a tecnologia para auxiliar a produção de um gênero textual motiva e favorece o aprendizado do aluno e norteia o professor para novas formas de mediar conteúdos em sala de aula.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Dutra, A., Goncalves Lopes, A. L. C. ., & dos Santos, G. J. (2021). Produção do gênero panfleto com uso do programa Publisher: proposta de trabalho com alunos do ensino fundamental. Educação Online, 16(36), 161–176. https://doi.org/10.36556/eol.v16i36.855
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em em linguística e língua portuguesa pela Unesp/Araraquara. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina; Professora permanente dos programas de Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN/Londrina-PR e Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia, UTFPR/Ponta Grossa-PR. É bolsista de produtividade em pesquisa pela Fundação Araucária-PR.

Alessandra Larissa Cherritte Goncalves Lopes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da educação básica da Secretaria de Educação do Paraná-PR; mestranda em ensino de ciências humanas, sociais e da natureza, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR, campus Londrina.

Givan José dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em estudos da linguagem pela UEL; professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná / Utfpr, Campus Londrina-PR; professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Ppgen.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.