Dança dos Famosos: arte ou cultura industrializada?

Conteúdo do artigo principal

Kesi Line de Morais
Luís César de Souza

Resumo

O presente artigo se refere a uma análise do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão. Aponta a contradição entre a arte e a cultura industrializada, na tentativa de identificar as mediações desse quadro. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico, com o intuito de compreender a arte na perspectiva adorniana, apreender os elementos da indústria cultural, identificar os aspectos gerais do quadro Dança dos Famosos, para concatenar a relação entre o Dança dos Famosos, a arte e a indústria cultural. Para a realização do trabalho, utilizou-se como base teórica os pressupostos da teoria crítica frankfurtiana. Ficou em evidência que o quadro Dança dos Famosos tem como principal mediador os elementos da cultura industrializada e, portanto, escapa da concepção de arte apontada por Adorno.

Detalhes do artigo

Como Citar
Line de Morais, K., & de Souza, L. C. (2021). Dança dos Famosos: arte ou cultura industrializada?. Educação Online, 16(36), 1–17. https://doi.org/10.36556/eol.v16i36.809
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Kesi Line de Morais, Instituto Federal Goiano (IFG)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. Especialista em educação física escolar pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2014/2016), graduada em educação física pela Universidade Estadual de Goiás- ESEFFEGO (2006/2010). Tem experiência na área de educação física, com ênfase em educação física escolar. Professora efetiva do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- IFGoiano.

Luís César de Souza, UFG- Jataí

Doutor em Educação (2014), mestre em educação (2006), especialista em educação física escolar (2001) e Licenciado em educação física (1998), todos pela Universidade Federal de Goiás. Na educação básica, atuou na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia-GO (Educação de Jovens e Adultos) e na Secretaria da Educação de Goiás (Coordenação de Projetos no Desporto Educacional e Reestruturação Curricular da disciplina de educação física no ensino médio). No ensino superior, foi professor substituto na FEF/UFG (2002) e professor convidado na UEG de Quirinópolis (2001), São Luís de Montes Belos (2006, 2007), São Miguel do Araguaia (2007) e Goianésia (2008). Atualmente, é professor Adjunto I, na Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Discute principalmente os seguintes temas: formação e educação, história e prática pedagógica da educação física e dos esportes.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.