Significações imaginárias sob a óptica de Cornélius Castoriadis: a Pedagogia e a Química em movimento

Conteúdo do artigo principal

Ana Iara de Deus
Fernanda Monteiro Rigue
Valeska Maria Fortes de Oliveira

Resumo

O estudo é uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, elaborada a partir da experiência de Docência Orientada (DO), desenvolvida nos cursos de pedagogia e licenciatura em química em uma universidade pública brasileira, por meio dos questionamentos: Quais significações imaginárias instituídas e instituintes pairam nesses espaços específicos de formação? Existem similaridades entre esses dois cursos distintos de formação de professores? O objetivo deste artigo está inclinado em entrelaçar as experiências de DO e pautado pela necessidade de perceber se existem equivalências e/ou recorrências no modo como os estudantes desses dois cursos materializam suas visões, por meio da escrita, submetida à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Resultam do empreendimento as significações imaginárias que pairam sobre a própria formação inicial dos discentes, principalmente, aquelas decorrentes das ações desenvolvidas pelos professores formadores.

Detalhes do artigo

Como Citar
Deus, A. I. de ., Monteiro Rigue, F. ., & Maria Fortes de Oliveira, V. . (2021). Significações imaginárias sob a óptica de Cornélius Castoriadis: a Pedagogia e a Química em movimento. Educação Online, 16(36), 193–212. https://doi.org/10.36556/eol.v16i36.796
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Iara de Deus, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2003), pós-graduação em educação infantil pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (2004), arteterapeuta pela Universidade de Passo Fundo (2013), mestre em educação pela Universidade de Passo Fundo (2009). Licencianda em artes visuais pela Universidade Paulista - UNIP (2018). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2021). Tem experiência na área de artes, com ênfase em educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação infantil, ensino fundamental, legislação educacional, cinema e formação docente. É integrante do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa em Educação e Imaginário Social da Universidade Federal de Santa Maria - Gepeis. Pesquisadora Capes da UFSM. Trabalha com formação continuada de professores nos seguintes temas: cinema, educação, formação de professores, educação infantil, artes visuais, educação estética, arteterapia e xamanismo. Pesquisadora Capes da UFSM. 

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora (2020) e mestre (2017) em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2015). Assessora, consultora e formadora na Empresa Aura Assessoria Educacional e Institucional e Concatto Consultoria Empresarial. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Fiandar/UFSM (Ciências Humanas e Educação) e do Grupo de Pesquisa Filjem (Filosofia, Cultura e Educação). Tem interesse nos temas: formação de professores/as, educação-ensino de ciências-química no Brasil e historicidade da educação-ciências/química.

Valeska Maria Fortes de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires, Argentina (2007). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (Gepeis), criado em 1993 e consolidado no CNPq. Realiza junto com o Grupo Gepeis projetos de formação cultural no âmbito da UFSM e fora dela : Ouvindo Coisas: outras formas de estar juntos e Cirandas do Imaginário. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa no CNPq até 2012. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em educação da UFSM de 1998 até 2001. Professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da UFSM, desde 1997. Coordena a linha de pesquisa formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Pesquisa e desenvolve estudos e investigações no campo do imaginário social, com o foco nas narrativas de vida de professores. Tem desenvolvido estudos e pesquisas focadas no cinema e formação de professores. Integra a Rede Latino-americana de Cinema e Audiovisual - Kino. Coordenadora do GT 08 - Formação de Professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçao - Anped na gestão 2014-2015. Parecerista ad hoc do GT08 Formação de Professores. Coordena no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria, convênios com a Argentina, o México e Chile e participa como integrante da Associação de Universidades Grupo Montevideo no Núcleo Disciplinar Educação para a Integração. É membro da Associação Ibero-americana de Docência Universitária (Aidu) e da Rede Sulbrasileira de Investigadores da EducaçãoSuperior (Ries). Pesquisadora da Rede GEU UFSM - Grupo de Estudos sobre Universidade/UFSM. Membro da Associação Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (Biograph).

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.