Leitura e formação do leitor: olhares sobre a prática docente

Conteúdo do artigo principal

Silvana Mendes Sabino Soares
Olívia Coelho da Silva
Ana Paula de Medeiros Ribeiro

Resumo

Neste artigo, investigamos como professoras alfabetizadoras escolhem as leituras que oferecem às crianças no cotidiano das salas de aula. Trata-se de fragmentos de pesquisas realizadas em duas escolas públicas de Fortaleza - Ceará. No estudo, de abordagem qualitativa do tipo descritiva, utilizamos as técnicas de entrevista semiestruturada e observação (LAKATOS; MARCONI, 2009; TRIVIÑOS, 1987). Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), reforçada com triangulação entre as técnicas (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005). Solé (1998), Soares (1998), Koch e Elias (2013), entre outros, sustentaram teoricamente as análises realizadas. Concluímos que as professoras consideravam o interesse dos alunos, a necessidade de contemplar a realidade e a aproximação ao cotidiano, buscando a diversidade de gêneros e a adequação ao nível de compreensão.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mendes Sabino Soares, S., Coelho da Silva, O., & de Medeiros Ribeiro, A. P. (2021). Leitura e formação do leitor: olhares sobre a prática docente: . Educação Online, 16(37), 55–72. https://doi.org/10.36556/eol.v16i37.791
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Silvana Mendes Sabino Soares, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda e mestra em educação pela UFC, especialista em gestão e docência da educação infantil - UVA/Omep, professora da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, professora colaboradora no Plano de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor-UFC.

Área de pesquisa - oralidade, leitura e escrita na educação infantil e no 1º ano do ensino fundamental

Olívia Coelho da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora e mestra em educação pela UFC, graduada em pedagogia pela UFC,

Professora da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, professora colaboradora no Plano de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor-UFC.

Área de pesquisa - Avaliação do ensino-aprendizagem

Ana Paula de Medeiros Ribeiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora e mestra em educação pela UFC, pró-reitora de graduação da Universidade Federal do Ceará – UFC, docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC.

Área de pesquisa: Avaliação do ensino aprendizagem; práticas pedagógicas e linguagens

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.