Plano químico: elaboração de um material tátil para auxiliar no ensino de cadeias carbônicas em turmas com deficientes visuais

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Nascimento de Morais Oliveira
Glaydson Francisco Barros de Oliveira

Resumo

A escassez de materiais adaptados voltados ao ensino de química para deficientes visuais (DV) representa um obstáculo para a aprendizagem dos conteúdos dessa disciplina. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo trazer a criação e os resultados da construção de um material tátil inédito, denominado “Plano Químico”, um recurso criado para auxiliar o processo de ensino de conteúdos de química para estudantes que apresentam DV significativa. A metodologia adotada no estudo é do tipo qualitativa e de caráter exploratório. A construção desse recurso se baseou na adoção de critérios metodológicos tanto para a escolha da matéria-prima adequada considerando as particularidades desse público, quanto para a confecção da estrutura tátil. Como principais contributos dessa ferramenta didática, destacamos a viabilidade do ensino de cadeias carbônicas por meios táteis e o estímulo à inclusão, ao permitir o trabalho conjunto entre estudantes com e sem DV.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nascimento de Morais Oliveira, M., & Barros de Oliveira, G. F. (2021). Plano químico: elaboração de um material tátil para auxiliar no ensino de cadeias carbônicas em turmas com deficientes visuais. Educação Online, 16(37), 153–171. https://doi.org/10.36556/eol.v16i37.781
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcelo Nascimento de Morais Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduado em ciências exatas com habilitação plena em química, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – Uern, Campus Pau dos Ferros. Atualmente, é técnico em laboratório de química na Universidade Federal do Semiárido – Ufersa, Campus Pau dos Ferros. 

 

Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em física. Atualmente, é docente no Programa de Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – Uern, Campus Pau dos Ferros. 

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.