Inclusão no ensino superior em engenharia: o projeto pedagógico do curso de engenharia mecânica do IFBA Campus de Salvador

Conteúdo do artigo principal

Elizabeth Villas Boas de Araujo
Francisco Souza Almeida
Antonio Gabriel Souza Almeida
Karina Moreira Menezes

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do Projeto Pedagógico de Curso do Bacharelado em Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA – Campus de Salvador, aprovado em 2019, comparando-o com sua versão anterior, no aspecto da inclusão de pessoas com deficiência. Foram feitos estudos bibliográficos sobre currículo e legislação que tratam da inclusão, revisão de literatura sobre estudos que analisaram PPC de cursos superiores, sobretudo da engenharia, e documentos internos da instituição. Há um aumento no número de pessoas com deficiência no ensino superior no Brasil e na Bahia, mas existem vagas de trabalho que não são preenchidas, por falta de mão de obra qualificada que possua algum tipo de deficiência. A atual versão do PPC atende à legislação vigente e inclui todos os documentos institucionais que tratam de acessibilidade. A atualização de um PPC, além de alinhar o documento à uma legislação, visa a promover um ambiente inclusivo de fato.

Detalhes do artigo

Como Citar
Villas Boas de Araujo, E., Souza Almeida, F., Souza Almeida, A. G., & Moreira Menezes, K. (2021). Inclusão no ensino superior em engenharia: o projeto pedagógico do curso de engenharia mecânica do IFBA Campus de Salvador . Educação Online, 16(37), 73–96. https://doi.org/10.36556/eol.v16i37.744
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elizabeth Villas Boas de Araujo, IFBA - Instituto Federal da Bahia

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, dedicando-se à área de educação especial. Docente e mediadora de crianças e adolescentes com deficiência em diversas instituições da cidade de Salvador - BA. Atualmente, é monitora da educação integral em colégio da Rede Marista no Rio de Janeiro-RJ.

Francisco Souza Almeida, IFBA - Instituto Federal da Bahia

Graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), licenciatura em física pela Faculdade de Ciências Educacionais (FACE) e mestrado em energia pela Unifacs. Atualmente, é professor - EBTT no Departamento Acadêmico de Tecnologia Mecânica do IFBA.

Área de pesquisa: engenharia mecânica, com ênfase em engenharia térmica, atuando principalmente nos seguintes temas: refrigeração, energia, ar condicionado, uso racional de energia e fluidos refrigerantes.

Antonio Gabriel Souza Almeida, IFBA - Instituto Federal da Bahia

Doutor em ciências, energia e ambiente pelo Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (Cienam) da Universidade Federal da Bahia (2017), mestre em engenharia mecânica, com ênfase em automação e controle pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), especialista em design de produto pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), bacharel em engenharia mecânica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como professor nos cursos de engenharia mecânica e técnico em refrigeração do Departamento Acadêmico de Tecnologia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador, Bahia. Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos (Ppgesp - Mestrado Profissional). Coordenador de projeto e da área de Mecânica no Polo de Inovação Salvador do IFBA.

Área de pesquisa: engenharia mecânica, com ênfase em sistemas térmicos, refrigeração e ar condicionado, desenvolvimento de produto e automação industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: termodinâmica e sistemas térmicos, refrigeração e ar condicionado, desenvolvimento de produtos e inovação, automação, mecatrônica, engenharia industrial.

Karina Moreira Menezes, Universidade Federal da Bahia UFBA

Doutora e Mestre em educação pela Faculdade de Educação da UFBA, linha de pesquisa Currículo e (In) Formação.  Professora da Faculdade de Educação da UFBA (Faced/UFBA), atualmente acompanha projetos relacionados a tecnologias de informação e comunicação nessa mesma faculdade. Ganhadora do Prêmio Capes de Tese 2019 na área de Educação.

Área de pesquisa: Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (Geling) e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas em Infâncias e Educação Infantil (Nepessi).

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.