A crise na educação - os principais fundamentos da bioética como caminho de humanização

Conteúdo do artigo principal

Karen Freme Duarte Sturzenegger
Bruno Andre Colodel

Resumo

Este artigo tem a finalidade de demonstrar a importância do estudo da bioética e sua aplicação como caminho viável de humanização da sociedade escolar. Diante de tantas crises que o homem vive na modernidade e a perda de sua dignidade, os princípios fundamentais estudados são meios concretos de valorização do ser humano e, quando aplicados no âmbito educacional, proporcionam aos docentes e discentes a humanização do meio em que vivem, promovendo o respeito mútuo e trazendo uns aos outros a capacidade de autonomia, justiça, beneficência, moralidade e tantos outros valores que correspondem ao princípio fundamental inerente ao ser humano, a dignidade da pessoa humana.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sturzenegger, K. F. D., & Colodel, B. A. (2014). A crise na educação - os principais fundamentos da bioética como caminho de humanização. Educação Online, (15), 158–173. https://doi.org/10.36556/eol.vi15.73
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Karen Freme Duarte Sturzenegger, PUCPR UNINTER

Mestranda em Educação na PUC/PR. Especialista em Educação a Distancia. Graduada em Turismo e Marketing

Bruno Andre Colodel, UNIBRASIL / IFPR

Bruno André Souza Colodel é graduado em Direito pela Faculdades Integradas do Brasil - UNIBRASIL. Pós-graduado em Ética e Educação, com Ênfase em Teologia Moral (FACSUL), e está cursando especialização em Direito Processual Civil. Atualmente, atua como Assessor de Magistrado, na Comarca de Campina Grande do Sul e como Professor tutor no Instituto Federal do Paraná - IFPR. Trabalha também com voluntariado em atividades de cunho de Responsabilidade e inclusão Social. Membro da Comunidade Católica Shalom. E-mail: brunocolodel@hotmail.com.