Uma reflexão sobre o papel do professor na perspectiva do ensino híbrido

Conteúdo do artigo principal

Thalyta Freire
Glaydson Oliveira
https://orcid.org/0000-0001-6465-5637

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão quanto ao papel do professor considerando a inserção das tecnologias digitais, a partir da seguinte questão: as tecnologias substituirão o professor? O estudo mostra que as salas de aula estão prestes a mudar de forma drástica por causa da tecnologia. Entretanto, a presença das tecnologias adaptativas não dimuniu a importância do docente, que continua fundamental, apenas modifica seu papel na escola. Na Era Digital, o professor deve desempenhar múltiplos papéis, como mentor, mediador, coach, curador, tutor da aprendizagem. O papel do docente em tempos de ensino híbrido, quando o ensino presencial e on-line se misturam, não é mais o de mero transmissor de informações, isso porque o aluno do século XXI busca no docente orientação sobre como usar e organizar esse “mar de informações” ao qual tem acesso, para, então, significar o conhecimento.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Freire, T., & Oliveira , G. (2020). Uma reflexão sobre o papel do professor na perspectiva do ensino híbrido. Educação Online, 15(35), 20–34. https://doi.org/10.36556/eol.v15i35.723
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thalyta Freire

Licenciada em química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em química tecnológica e meio ambiente pelas Faculdades Integradas do Ceará (FIC). Mestra em ensino de ciências exatas e naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Glaydson Oliveira , Ufersa

É bacharel e licenciado em física, possui mestrado e doutorado em física pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de física, com ênfase em propriedades óticas e espectroscopia da matéria condensada e  outras interações da matéria com radiação, atuando, principalmente, nos seguintes tema: espalhamento Raman, IR, Z-scan em materiais e Microscopia de Força Atômica (AFM). Atualmente, é professor adjunto 4 da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE).

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.