Contribuições de uma associação estudantil internacional para a relação com o saber e para a interculturalidade, segundo seus intercambistas

Conteúdo do artigo principal

Dagmar Cerqueira
Wania Gonzalez

Resumo

Resumo


O presente artigo analisa a contribuição das programações ofertadas para o desenvolvimento de uma nova relação com o saber, segundo Bernard Charlot (2000), no sentido da interculturalidade, de acordo com avaliação dos membros de uma Organização do Terceiro Setor Internacional, com comitês locais no Brasil. O referencial teórico foi construído a partir das contribuições das autoras: Maria da Glória Gohn (2010), por caracterizar e aprofundar as reflexões sobre as suas articulações com a educação não formal e para a abordagem da interculturalidade, Vera Candau (2006, 2008 e 2011) e Maria Aneas (2005). O texto aponta a necessidade do reconhecimento, por parte da própria organização, da relevância pedagógica que permeia todas as suas ações, pois em âmbito local, nacional e global, potencializam em larga escala seus processos de liderança, de interculturalidade, desenvolvimento de competências e relação com o saber.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dias Cerqueira, D., & Gonzalez, W. (2020). Contribuições de uma associação estudantil internacional para a relação com o saber e para a interculturalidade, segundo seus intercambistas. Educação Online, 15(35), 136–156. https://doi.org/10.36556/eol.v15i35.722
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Dagmar Cerqueira, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ

Mestre em educação, cultura e comunicação nas periferias pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade so Estado do Rio de Janeiro (Uerj),  em 2015. É especialista em educação superior pela USS (1993) e em educação tecnológica pelo Cefet (2014). Possui licenciatura plena em artes e matemática pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (2000) e graduação em arquitetura pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1988). Professora concursada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de educação por 37 anos.

Wania Gonzalez, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ

Graduada em sociologia e doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atuou doze anos no setor de pesquisa de uma instituição de educação profissional do Sistema S e coordenou diversas pesquisas em âmbito nacional. Possui mais de vinte e cinco anos de experiência no magistério do ensino superior. Ingressou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, em abril de 2008, mediante aprovação em concurso público, na área gestão de sistemas educacionais, categoria adjunto.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.