Entre a realidade e a fantasia: práticas educativas relatadas por pais e filmes infantis

Conteúdo do artigo principal

Kathary Loory Soares Silveira
Melina de Carvalho Pereira
Emily Ribeiro da Silva

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender os estilos parentais, presentes nos filmes de família contemporâneos e nas entrevistas realizadas com os pais. Partiu-se da premissa de que a mídia infantil explora conteúdos morais, socialmente compartilhados, instigando, sutilmente, modelos educacionais, propensos a serem seguidos pela sociedade. Subdividiu-se o trabalho em: análise do conteúdo de animações infantis, análise das entrevistas dos pais e uma avaliação cuidadosa desses mesmos dados, realizada por um juiz independente. Entendeu-se que as mudanças comportamentais dos personagens/pais das animações retratam figuras participativas, explicitando a influência da mídia através da moral da história. Os pais entrevistados apresentaram, principalmente, um estilo parental participativo. Esta pesquisa traz implicações sobre os valores transmitidos pela mídia e contribui para reflexões sobre as relações que os pais estabelecem com seus filhos.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Soares Silveira, K. L. ., de Carvalho Pereira, M., & Ribeiro da Silva, E. (2020). Entre a realidade e a fantasia: práticas educativas relatadas por pais e filmes infantis. Educação Online, 15(35), 76–99. https://doi.org/10.36556/eol.v15i35.708
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Kathary Loory Soares Silveira

Discente de medicina, na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Paulo Afonso/BA. Durante o período de execução desta pesquisa, era aluna de Iniciação Científica, orientada pela psicóloga Melina de Carvalho Pereira, e discente de psicologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco, no campus Petrolina/BA.

Melina de Carvalho Pereira

Psicóloga da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) atualmente em exercício provisório na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando no serviço escola de ambas as instituições para formação de psicólogos(as). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE.

Emily Ribeiro da Silva

 Mestranda em psicologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf. Pesquisadora bolsista pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe. Bacharel em psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.