A construção da identidade docente e a formação continuada de professores

Conteúdo do artigo principal

Giovanna Rodrigues Cabral
https://orcid.org/0000-0002-4780-516X

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa realizada, com o objetivo de pensar as políticas federais de formação continuada para alfabetizadores, no período de 2008 a 2018, oferecidas em um pequeno município de Minas Gerais. Para levantamento dos dados, utilizamos questionários e entrevista coletiva com as professoras do município que frequentaram a formação em serviço. Para o tratamento, optou-se pela análise de conteúdo, sob o aporte teórico de autores, como Nóvoa (1997), Tardif (2002) e Candau (1997). Os textos narrativos foram analisados, possibilitando a emergência das seguintes categorias empíricas:  a) Ser professor; b) Saberes docentes; e c) Fazer pedagógico. Neste artigo, apresentamos a dimensão sobre o ser professor, que toma como referência o conjunto de falas de cada professora sobre sua trajetória de vida, formação inicial e continuada, histórias de leitura e escrita que permeiam seu papel profissional e seu agir individual.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Rodrigues Cabral, G. (2020). A construção da identidade docente e a formação continuada de professores . Educação Online, 15(35), 56–75. https://doi.org/10.36556/eol.v15i35.702
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Giovanna Rodrigues Cabral, 32-988449433

Possui graduação como bacharel em direito pelo Instituto Vianna Junior (2000)e  em pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001). Especialização na área de direito educacional (2005), mestrado em educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2010) e doutorado em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou, durante o ano de 2008, como diretora do Departamento de Educação da cidade de Matias Barbosa (MG). Atuou como professora regente de anos iniciais do ensino fundamental na E.M. Carlos Alberto Marques, pela Prefeitura de Juiz de Fora, e como professora temporária da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalhou como tutora  e professora a distância de curso de especialização pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como tutora presencial do Programa Pró-Letramento, área de alfabetização e linguagem, em parceria com o Ceale-UFMG. Entre 2013 e 2016, retornou à função de diretora do Departamento de Educação de Matias Barbosa (MG) e, de 2012 a 2015, exerceu a função de formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa pela UFJF. Atualmente é professora adjunta efetiva da área de política e gestão educacional no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras/MG.Tem experiência na área de educação e direito, com ênfase em administração escolar, políticas públicas e magistério para educação básica.

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