Infância e poesia: contribuições gaúchas com o gênero

Conteúdo do artigo principal

Cristiane Lumertz Klein Domingues

Resumo

O trabalho tem por objetivo levantar os poemas infantis no estado do Rio Grande do Sul, bem como os autores que se dedicaram a escrever para o público infantil, de modo a organizar uma listagem exaustiva dessa literatura. Para tanto, iniciou-se com o estudo da poesia infantil no Brasil e no Rio Grande do Sul, desde o seu surgimento, atrelado e comprometido com a escola, até o momento em que o aspecto lúdico apareceu com força nas produções infantis. Em seguida, citam-se as especificidades do gênero quando dirigido ao público infantil e as obras e poetas gaúchos encontrados nas pesquisas. O material levantado foi categorizado por tendências temáticas de elaboração dos poemas e foram analisados os efeitos que a leitura do poema causa no leitor: humorístico, lúdico, nonsense e lírico.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Domingues, C. L. K. (2014). Infância e poesia: contribuições gaúchas com o gênero. Educação Online, (15), 103–126. https://doi.org/10.36556/eol.vi15.69
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cristiane Lumertz Klein Domingues, Faculdade Porto Alegrense, RS

Cristiane Lumertz Klein Domingues possui Doutorado (2011) e Mestrado (2008) em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura Infantil, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduação em Pedagogia (1993) e Especialização em Leirura: teoria e práxis, pela Faculdade Porto-Alegrense, onde leciona, nos níveis de especialização e graduação, as disciplinas de Teoria e Prática Metodológica de Leitura e Escrita I e II, Prática Educativa nos Anos Iniciais e Construção da Linguagem Escrita. Leciona também na Fatepa, na graduação, as disciplinas de Redação Empresarial e Comunicação Corporativa. Alfabetizadora por 15 anos, experiência no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Desenvolve estudos nas áreas da alfabetização, Linguagem, Literatura Infantil , formação docente e Recursos Humanos.