Gestão financeira escolar: montantes, gastos e o que diretores, coordenadores e estudantes têm a dizer sobre isso

Conteúdo do artigo principal

Mariana Peleje Viana
https://orcid.org/0000-0002-0551-3943

Resumo

O trabalho traz resultados quantitativos e qualitativos de pesquisa pré-teste realizada em escolas públicas de Santa Catarina, com o objetivo de trazer elementos empíricos que contribuam para estudos sobre a realidade financeira da escola pública, enfocando o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o cumprimento de seus objetivos legais. O estudo apresenta dados sobre os montantes anuais das escolas pesquisadas, incluindo informações sobre arrecadação própria e “contribuições espontâneas”, propondo reflexões acerca de conceitos como gestão democrática, autonomia e participação. Além disso, traz resultados de entrevistas e grupos focais, com opiniões de diretores, coordenadores e estudantes sobre gestão financeira escolar, com o intuito de colaborar com o debate sobre essa temática.

Detalhes do artigo

Como Citar
Peleje Viana, M. (2019). Gestão financeira escolar: montantes, gastos e o que diretores, coordenadores e estudantes têm a dizer sobre isso. Educação Online, 14(32), 131–155. https://doi.org/10.36556/eol.v14i32.681
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Mariana Peleje Viana, 48991419323

Mariana Peleje Viana é doutoranda (2016-2020) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR), na área de políticas educacionais, integrante do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) da UFPR, tendo atuado também como Representante Discente do PPGE/UFPR (gestões de 2018 e 2019). Realizou Doutorado Sanduíche no exterior (Bolsista PDSE-CAPES) nos Estados Unidos da América, com foco em financiamento da educação e políticas educacionais.

Graduada em Pedagogia (2010) pela Universidade de São Paulo (USP), é mestra em educação pela USP (2015), na linha Estado, Sociedade e Educação, do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, tendo integrado o Centro de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação (CEPPPE) da Faculdade de Educação da USP (2007 a 2015).

Foi professora de inglês e coordenadora pedagógica com experiência em formação de professores, além de professora de educação infantil e ensino fundamental na Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).

Seu trabalho de pesquisa foca estudos sobre políticas públicas de educação, financiamento da educação, descentralização de recursos financeiros destinados à escola pública, gestão democrática, participação e autonomia escolar.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.