Ensinar matemática nos anos iniciais e ludicidade: o que significou para estudantes de uma turma do curso de pedagogia da UFSCar?

Conteúdo do artigo principal

Américo Silva

Resumo

Este artigo objetiva caracterizar as propostas das disciplinas oferecidas pelo curso de pedagogia da UFSCar, quanto à ludicidade e ao professor que ensinará matemática nos anos iniciais, entender o lugar que ocupam no curso e como foram significadas pelas estudantes. Para isso, portanto, respaldou-se nos pressupostos de uma pesquisa narrativa. As narrativas produzidas pelas cinco participantes da pesquisa, em seus diários e entrevistas narrativas, foram analisadas, tendo em vista o que propõem as disciplinas do curso de pedagogia da UFSCar, em busca de indício de como se dá essa formação e como ela foi significada por elas. Consideramos, portanto, após o estudo realizado, que a formação do professor que ensinará matemática nos anos iniciais e a ludicidade ocupam um lugar diminuto e silenciado no curso.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, A. (2020). Ensinar matemática nos anos iniciais e ludicidade: o que significou para estudantes de uma turma do curso de pedagogia da UFSCar?. Educação Online, 15(35), 157–175. https://doi.org/10.36556/eol.v15i35.668
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Américo Silva

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em psicopedagogia institucional e clínica, pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (Iescfac), especialista em educação matemática e licenciado em matemática, pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (Cesvasf). Foi professor e diretor escolar na educação básica. Coordenou o curso de licenciatura em matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam matemática, ludicidade e narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/Ufscar), na condição de pesquisador, o Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (CNPq/PPGESA-Uneb), na condição de vice-líder, e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/Lepem-Uneb), na condição de líder. É editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM), uma publicação do Ppgesa da Uneb, em parceria com o Campus VII da mesma instituição e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.