Professores de menos, licenciados demais?

Conteúdo do artigo principal

Janete Palazzo
Candido Alberto Gomes

Resumo

Este trabalho explora dados estatísticos educacionais e populacionais do Brasil com os objetivos de verificar a atratividade das licenciaturas e comparar com o perfil disponível dos professores da educação básica. Com base no enfoque sociológico do currículo, os resultados sugerem que os estudantes de educação se encontram entre os menos favorecidos do ponto de vista socioeducacional, enquanto parte deles parece não se dedicar depois ao magistério. Os possíveis desvios ocupacionais de concluintes de vários cursos, levam à hipótese de credencialismo. Verificam-se hiatos entre a formação dos professores e o seu exercício profissional, bem como em face das futuras necessidades de docentes, devido ao declínio da natalidade e fertilidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Palazzo, J., & Gomes, C. A. (2014). Professores de menos, licenciados demais?. Educação Online, (15), 14–35. https://doi.org/10.36556/eol.vi15.63
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Janete Palazzo, Universidade Católica de Brasília

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília.

Candido Alberto Gomes, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Educação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília.