LEGADO DE PAULO FREIRE À EJA DA ESCOLA CABANA

Conteúdo do artigo principal

Alder Sousa Dias

Resumo

Neste artigo, analisa-se a influência da pedagogia de Paulo Freire na Escola Cabana, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem por base uma dissertação de mestrado concluída em 2012, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA, vinculada a um projeto interinstitucional da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. A pesquisa consiste em uma investigação qualitativa. Os sujeitos são quatro profissionais da educação, que, no período da Escola Cabana, atuaram na EJA. Entre as estratégias metodológicas, estão o levantamento bibliográfico e documental e a aplicação de entrevistas narrativas com os sujeitos da pesquisa. A sistematização e análise dos dados foram construídas com base na Análise de Conteúdo.

Palavras-chave: Paulo Freire. Escola Cabana. Educação de Jovens e Adultos. Entrevistas narrativas. Análise de Conteúdo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dias, A. S. (2013). LEGADO DE PAULO FREIRE À EJA DA ESCOLA CABANA. Educação Online, (14), 71–88. https://doi.org/10.36556/eol.vi14.62
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alder Sousa Dias, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará, Licenciado Pleno em Pedagogia pela UEPA. Atua como técnico em educação da SEDUC/PA, professor de Ensino Fundamental da SEMEC/BEL e como educador-pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA), onde desenvolve atividades de ensino-pesquisa-extensão nas linhas de pesquisa Educação Popular de Jovens e Adultos e Educação Freireana e Filosofia. Também exerce atividades de assessoria a processos de formação continuada e à programas de alfabetização de adultos em municípios paraenses, como Belém (2013), Ananindeua (desde 2012), Tailândia (2010-2012), Almeirim (2010-2012), Acará(2009-2010) e Paragominas (2010). Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Tem experiência nas áreas de Educação e Pesquisa, com ênfase em processos educativos em ambientes escolares e não escolares.