Hora de brincar! Onde e como estão sendo utilizados os espaços lúdicos na educação infantil?

Conteúdo do artigo principal

Paula Roberta Guezzo Ditzel
Vivianny Bessão de Assis

Resumo

Este texto apresenta resultados de um estudo que versou sobre os espaços e recursos lúdicos na educação infantil, em especial para crianças com idade entre dois e três anos, em duas instituições de ensino, uma pública e outra privada. Com os objetivos de verificar os materiais e espaços lúdicos disponíveis, compreender como as professoras se apropriam desses espaços e como realizam o trabalho pedagógico com crianças, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro docentes e dois coordenadores pedagógicos, além de observações in loco. Os resultados demonstram a inexistência de brinquedotecas nessas instituições e a ludicidade calcada em um trabalho espontaneísta, embora compreendam a relação entre ludicidade e desenvolvimento infantil. 


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Ditzel, P. R. G., & Assis, V. B. de. (2020). Hora de brincar! Onde e como estão sendo utilizados os espaços lúdicos na educação infantil? . Educação Online, 15(33), 92–113. https://doi.org/10.36556/eol.v15i33.603
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vivianny Bessão de Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Naviraí-MS). Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília (SP) (2016) (Bolsa CAPES). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (MS) (2009) (Bolsa CAPES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (MS) . Foi Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFMS (vigência: jul. 2004 a dez 2005). Atuou como professora da Rede Pública Municipal de ensino na cidade de Três Lagoas (2006-2012); e atuou como professora do curso de Pedagogia da Associação de Ensino de Mato Grosso do Sul - AEMS (2009-2012) e da Anhanguera Uniderp (2009-2012). Integrante, desde 2012, do GPHELLB - Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil e integrante da equipe executora do Projeto Integrado de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, coordenado Maria do Rosário Longo Mortatti. Atua nas áreas de História da Educação; História da literatura infantil e juvenil; Poesia; Alfabetização e Letramento. (Texto informado pelo autor)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.