PAULO FREIRE E O PÓS-COLONIALISMO NA EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA

Conteúdo do artigo principal

João Colares da Mota Neto

Resumo

Este ensaio busca analisar como se apresenta a concepção pós-colonial ao longo das obras pedagógicas de Paulo Freire. O artigo foi construído com base em pesquisa bibliográfica, que focalizou obras representativas dos diversos momentos da produção intelectual de Paulo Freire, além do estudo de autores representativos da teoria pós-colonial. Conclui-se que a matriz pós-colonial acompanhou as obras de Paulo Freire, desde os seus primeiros trabalhos – em que o colonialismo era visto como um entrave ao desenvolvimento democrático da Nação, passando pelos “escritos africanos” e seu engajamento concreto nas lutas anticoloniais – até os seus últimos trabalhos, em que estava já bastante familiarizado com a crítica epistemológica à modernidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mota Neto, J. C. da. (2013). PAULO FREIRE E O PÓS-COLONIALISMO NA EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA. Educação Online, (14), 25–38. https://doi.org/10.36556/eol.vi14.60
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Colares da Mota Neto, Universidade do Estado do Pará

Professor do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará. Doutorando em Educação na Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará.