Problematizando o tema sangue nos anos iniciais do ensino fundamental

Conteúdo do artigo principal

Paulo Cesar Gomes
Valdemir Ferreira Júnior
Wellinton Sartori da Silva

Resumo

A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP)[1] é aliada na promoção de habilidades e competências mais típicas das ciências naturais, mesmo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AEIF). Investigamos a prática educativa de uma professora pedagoga em cooperação com licenciandos do curso de ciências biológicas, exclusivamente em aulas de ciências naturais, numa turma do 5º ano dos AIEF. Nossos objetivos principais consistiram em: (a) caracterizar a aula habitual conduzida pela pedagoga em ciências; (b) investigar a execução de práticas fundamentadas na ABRP voltadas ao ensino de ciências para alunos dessa faixa etária; e (c) analisar as principais percepções da docente participante sobre o uso da ABRP na sala de aula de ciências. Os resultados sugerem que professora e licenciandos perceberam a ABRP como potencial ferramenta favorecedora da aprendizagem para aulas de ciências, não apenas na apreensão de conteúdos científicos conceituais, mas de diferentes modos de fazer e compreender a ciência.


 


[1] Neste texto, optamos pela expressão Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), utilizada pelo grupo de portugueses coordenado por Vasconcelos et al (2012), que também se pautou, em seus estudos, em autores que investigaram a Problem Based Learning (PBL).

Detalhes do artigo

Como Citar
Gomes, P. C., Ferreira Júnior, V., & Silva, W. S. da. (2020). Problematizando o tema sangue nos anos iniciais do ensino fundamental. Educação Online, 15(33), 176–203. https://doi.org/10.36556/eol.v15i33.585
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Valdemir Ferreira Júnior, Programa de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina - Unifesp.

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Graduado emCiências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela UNESP, Botucatu. 

Wellinton Sartori da Silva, UNESP

Licenciado em Ciências Biológicas - UNESP, Botucatu.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.