Síndrome de Burnout na Gestão escolar

Conteúdo do artigo principal

Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira
Luciana Cristina de Souza

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a prevalência das dimensões da Síndrome de Burnout: exaustão emocional (EE), despersonalização (DE) e realização pessoal no trabalho (RP), de 15 profissionais que atuavam na administração escolar de uma rede de ensino privada, situada na região norte do Brasil. Foi uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa e de cunho exploratório. Utilizou o questionário Maslach Burnout Invetory (MBI), com quatro diretoras, cinco coordenadoras pedagógicas, quatro orientadoras educacionais e duas gestoras com dupla função, de coordenadoras e orientadoras. Os resultados mostraram que a maioria das participantes apresentou alta exaustão emocional, baixa despersonalização e moderado nível de realização pessoal no trabalho, evidenciando que a síndrome pode estar em desenvolvimento no grupo investigado. Conclui-se que é preciso um suporte psicológico para lidar com os sintomas iniciais da síndrome na amostra investigada.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
de Carvalho Silva Pereira, E. C., & de Souza, L. C. . . (2019). Síndrome de Burnout na Gestão escolar. Educação Online, 14(32), 180–205. https://doi.org/10.36556/eol.v14i32.583
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ UFPA). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2012). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional com Docência no Ensino Superior pela FAEME (2015); Especialista em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2018) e  Especialista em MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP-2018). Integrante do Núcleo de Estudos Aplicados ao Comportamento (NEAC) e do Grupo de Estudo Interdisciplinar Teoria Social Cognitiva (GEITESC).

Luciana Cristina de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP

Atualmente curso doutorado em História na Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (2006-2009) e mestre em História Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (2012-15). Atuo como pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar do Patrimônio, Comunidades e Ambiente (LIPAC/Nepam - Unicamp).Trabalho como professora de História na rede particular e pública de ensino.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.