A motivação como caracterizadora de práticas pedagógicas em matemática

Conteúdo do artigo principal

Danilene Donin Berticelli
Neuza Bertoni Pinto

Resumo

Este artigo pretende trazer contribuições para a prática pedagógica, partindo de um estudo sobre as características de práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas nos anos finais do ensino fundamental, especialmente na disciplina de matemática. O objetivo é reunir algumas reflexões desenvolvidas a partir das constatações do estudo e confrontar com estímulos vindos de fontes distintas, como as pesquisas recentes e as indicações da legislação vigente. A pesquisa ocorreu com cinco professores de três instituições e analisou as práticas bem-sucedidas, levando-se em conta as seguintes dimensões: concepções docentes sobre a matemática e seu ensino, recursos didáticos, atividades de aprendizagem, relação entre professor e aluno, práticas de motivação de alunos e práticas avaliativas. Faz-se uma discussão sobre o efeito que a motivação promovida pelo professor nas aulas de matemática produz no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina.

Detalhes do artigo

Como Citar
Berticelli, D. D., & Pinto, N. B. (2014). A motivação como caracterizadora de práticas pedagógicas em matemática. Educação Online, (17), 14–28. https://doi.org/10.36556/eol.v0i17.53
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danilene Donin Berticelli, Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduação em Ciências - Habilitação em Matemática pela Unipar. Mestrado em Educação pela Puc-Pr. Foi professora de Matemática e Física para Ensino Fundamental e Médio de escolas particulares e da rede estadual do município de Palotina. Foi professora substituta de Matemática na Ufpr - Setor Palotina no curso de Agronomia. Atualmente é professora substituta de Física na Unioeste - Campus Marechal Cândido do Rondon no curso de Agronomia.

Neuza Bertoni Pinto, Puc Pr

Doutora em educação,professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da PontifíciaUniversidade Católica do Paraná (PUC-PR).