Paulo Freire e os estudos curriculares na América Latina e nos Estados Unidos

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Ivanilde Apoluceno de Oliveira
Tânia Regina Lobato dos Santos

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as contribuições do pensamento educacional de Paulo Freire aos estudos curriculares na América Latina e nos Estados Unidos, tendo por foco o currículo crítico. Consiste em recorte de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, concluída em 2016 e realizada pelos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – Uepa e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, por meio do Programa de Intercâmbio Interinstitucional Casadinho/Procad/MEC, com financiamento do CNPq e Capes. Entre os procedimentos metodológicos constam o levantamento bibliográfico e documental e a entrevista semiestruturada. Entre os resultados, destacam-se as contribuições de Paulo Freire para os estudos curriculares nos Estados Unidos e na América Latina. Nessa, acrescenta-se o debate de uma pedagogia pós-colonialista de currículo e o processo de democratização escolar. No Brasil, destaca-se o movimento de reorientação curricular efetivado em secretarias municipais de Educação em diversos estados brasileiros.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, I. A. de, & dos Santos, T. R. L. (2018). Paulo Freire e os estudos curriculares na América Latina e nos Estados Unidos. Educação Online, 13(29), 130–145. https://doi.org/10.36556/eol.v13i29.516
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA

Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Professora Titular da Universidade do Estado do Pará. Pós-doutora em educação pela PUC-RIO. Doutora em Educação: História, Política e Sociedade e Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará

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