O trabalho didático com a oralidade culta respaldado pela sociolinguística

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Josina Augusta Tavares Teixeira

Resumo

No presente artigo, proponho uma análise do ensino escolar da oralidade culta sob os seguintes enquadres: objetivos que justificam sua prática; presença da multiplicidade de variedades linguísticas na escola e suas implicações didáticas; imprescindibilidade de um embasamento sociolínguístico nas práticas didático-pedagógicas; entraves ao trabalho didático no ensino da oralidade culta. Em seguida, apresento o relato de uma pesquisa em sala de aula, demonstrando a viabilidade de se ensinar a norma culta, sob a ótica daTeoria da Variação. Finalizando, exponho resultados da pesquisa: engajamento das professoras, gestores e demais envolvidos, participação entusiasmada e ativa dos alunos, aquisição consciente de recursos da norma oral culta e divulgação da Sociolinguística Educacional. Esses fatores configuraram-se como motivadores suficientes para a continuação da proposta desta pesquisa, que deixou, ao seu final, a convicção de que a escola deve e consegue ensinar a oralidade culta, sob o viés da sociolinguística.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Tavares Teixeira, J. A. (2014). O trabalho didático com a oralidade culta respaldado pela sociolinguística. Educação Online, (15), 127–144. https://doi.org/10.36556/eol.vi15.49
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Josina Augusta Tavares Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora regente de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF

Mestranda em Educação na UFJF