ATUALIDADE DE PAULO FREIRE

Conteúdo do artigo principal

Balduíno Antonio Andreola
Gomercindo Ghiggi

Resumo

A atualidade de Paulo Freire pode ser avaliada a partir de diferentes indicadores, entre eles, o das instituições, no Brasil e no mundo, dos grupos e movimentos que promovem pesquisas, ações e projetos, nos campos da educação e desenvolvimento humano em geral. No Rio Grande do Sul, a XV sessão anual do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, realizada em 2013, teve mais de duzentos trabalhos apresentados. O VIII Colóquio Internacional do Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas, de Recife, teve participação ainda mais ampla. O Instituto Paulo Freire de São Paulo é outro exemplo da atualidade do autor. Pedagogia do oprimido tem hoje 50 edições e está traduzido em mais de 20 línguas, Educação como prática da liberdade está na 34ª edição e Pedagogia da autonomia, na 43ª. Pedagogia do oprimido é mais que um livro, é um projeto a serviço de um mundo mais solidário e foi recriado de muitas maneiras, no mundo inteiro, nos campos da educação, da ética, da ecologia, da saúde, da cultura e da política.

Detalhes do artigo

Como Citar
Andreola, B. A., & Ghiggi, G. (2013). ATUALIDADE DE PAULO FREIRE. Educação Online, (14), 89–104. https://doi.org/10.36556/eol.vi14.43
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Balduíno Antonio Andreola, Centro universitário La Salle - UNILASALLE

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) Com a Tese EMMANUEL MOUNIR ET PAULO FREIRE: une pedagogie de la personne et de la communauté. Professor Titular aposentado da FACEDS-UFRGS. Professor do Mestrado em Educação no Centro niversitário La Salle.