Marx: o ser e o fazer história

Conteúdo do artigo principal

Elione Maria Nogueira Diógenes

Resumo

Trata-se de uma abordagem teórica acerca de um texto clássico de Karl Marx (1818-1883), a saber: Introdução ao método da economia política (1982). O artigo ganha um contorno narrativo e vai tecendo um argumento a favor das teses marxistas. A ideia é demonstrar a atualidade do pensamento marxista para pensar os problemas do mundo contemporâneo. Conclui-se que o referido texto de Marx é um clássico e como tal deve ser compreendido.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Diógenes, E. M. N. (2014). Marx: o ser e o fazer história. Educação Online, (16), 90–107. https://doi.org/10.36556/eol.v0i16.42
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elione Maria Nogueira Diógenes, Universidade Federal de Alagoas

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará, onde concluiu também o Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas. O doutorado em Políticas Públicas foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. É professora da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua como professora-colaboradora no Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP/UFC), onde orienta projetos de pesquisa no campo da avaliação de políticas públicas de educação. É líder do GEPE (grupo de pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira) e faz parte dos seguintes grupos: "Gestão e Avaliação Educacional (GAE)", "Juventudes, culturas e formação", "Caminhos da Educação em Alagoas" e "História da Educação no Ceará" em que estuda os seguintes temas: política educacional, gestão educacional e gestão democrática, avaliação de políticas públicas, educação básica (níveis: fundamental e ensino médio), processos educativos escolares e não escolares.