Formação continuada de professores: avanços permeados no programa Pacto em cinco escolas públicas estaduais da região central do RS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alexandre Giacomini Everton Lüdke

Resumo

Este trabalho, de caráter qualitativo, investiga a temática da formação continuada de professores do Programa Pacto, em cinco escolas públicas estaduais da região central do estado do Rio Grande do Sul, abrangidas pela 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), durante os anos de 2014 e 2015. A empiria visa a analisar avanços que permearam este processo formativo, por meio da opinião de 25 professores e de cinco orientadores de estudo. A coleta de dados ocorreu por meio da observação direta individual não participante anotada no diário de bordo, da análise documental e da entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram a construção de quatro categorias: o Programa Pacto na visão dos educadores, as expectativas do Pacto, as atividades/metodologias desenvolvidas e o papel do orientador de estudos e sua formação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GIACOMINI, Alexandre; LÜDKE, Everton. Formação continuada de professores: avanços permeados no programa Pacto em cinco escolas públicas estaduais da região central do RS. Educação Online, [S.l.], v. 13, n. 28, p. 145-162, aug. 2018. ISSN 1809-3760. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/401>. Acesso em: 18 oct. 2018.
Seção
Artigos