Formação continuada de professores: avanços permeados no programa Pacto em cinco escolas públicas estaduais da região central do RS

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Giacomini
Everton Lüdke

Resumo

Este trabalho, de caráter qualitativo, investiga a temática da formação continuada de professores do Programa Pacto, em cinco escolas públicas estaduais da região central do estado do Rio Grande do Sul, abrangidas pela 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), durante os anos de 2014 e 2015. A empiria visa a analisar avanços que permearam este processo formativo, por meio da opinião de 25 professores e de cinco orientadores de estudo. A coleta de dados ocorreu por meio da observação direta individual não participante anotada no diário de bordo, da análise documental e da entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram a construção de quatro categorias: o Programa Pacto na visão dos educadores, as expectativas do Pacto, as atividades/metodologias desenvolvidas e o papel do orientador de estudos e sua formação.

Detalhes do artigo

Como Citar
Giacomini, A., & Lüdke, E. (2018). Formação continuada de professores: avanços permeados no programa Pacto em cinco escolas públicas estaduais da região central do RS. Educação Online, 13(28), 145–162. https://doi.org/10.36556/eol.v13i28.401
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alexandre Giacomini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), duas especializações na Área da Educação (2006 e 2011) pela Faculdade Internacional de Curitiba e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é professor nomeado da disciplina de Física do Colégio Militar de Santa Maria - Santa Maria/RS e cursa o doutorado em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde pela UFSM (início: 1º semestre de 2014). Suas linhas de pesquisa abarcam a Formação de Professores e Currículos pautados pela Abordagem Temática de inspiração Freireana e com Repercussões Educacionais do Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS).

Everton Lüdke, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Fisica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Ph.D. em Astrofísica e Radioastronomia - University of Manchester (1994) e graduação em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é Professor Titular nível 8 em física no Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Astronomia e eletrônica de microondas, com ênfase em observações astrofísicas de radiogaláxias, quasares e linhas moleculares em 1-120 GHz, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino-aprendizagem em astronomia moderna, desenvolvimento de instrumental para ensino de astronomia, física geral, biofísica e educação médica continuada. Desenvolve linhas de pesquisa em tecnologias educacionais e novos experimentos para ensino multidisciplinar. Possui experiência em orientações concluídas de teses de doutorado e dissertações de mestrado em Astronomia, Física, Educação Científica e Epistemologias de Ensino-aprendizagem. É professor orientador do Curso de Pós-Graduação PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) sediado na UFSM e docente orientador do curso de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) desenvolvendo projetos principalmente nos seguintes temas: ensino médico e interdisciplinar em biofísica, formação de professores para o nível universitário em ciências e multidisciplinares, métodos modernos de ensino de física e moderna e contemporânea, e avaliação de produção científica sobre intervenções pedagógicas empregando métodos laboratoriais de ensino de ciências e tópicos biomédicos. Também age como doceente orientador de teses e dissertações em educação científica na UFRGS onde desenvolve métodos e técnicas de ensino, tecnologia educacional e avaliação da aprendizagem. É líder de grupo de pesquisa do CNPq - Núcleo de Pesquisas sobre Aquisições Epistemológicas e Formações Científicas - na UFSM onde atua em atividades em investigação científica em educação e formação de professores e orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado em educação e ensino científico.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.