A socialização das condições do trabalho docente em situações de estágio curricular

Conteúdo do artigo principal

Márcia Regina do Nascimento Sambugari

Resumo

Neste artigo, aborda-se a socialização de alunos estagiários do curso de pedagogia e professoras da escola básica, focalizando como ocorre ela em relação às condições do trabalho docente, bem como a posição ocupada pelos agentes nesse processo de interação. Com metodologia qualitativa, utilizaram-se, para coleta dos dados, sessões de observação nos momentos de estágio, gravação das reuniões de orientação de estágio na universidade e registro dos diários de estágio e entrevistas. Constatou-se diversidade na socialização, ainda que com certa regularidade, devido ao modo de pensar e agir a partir dos percursos de vida de cada estagiário. Faz-se necessário, portanto, conhecer como os alunos chegam aos cursos de formação e o que se altera, ou não, no contato com a escola.


 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/CPAN).