A socialização das condições do trabalho docente em situações de estágio curricular

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Márcia Regina do Nascimento Sambugari

Resumo

Neste artigo, aborda-se a socialização de alunos estagiários do curso de pedagogia e professoras da escola básica, focalizando como ocorre ela em relação às condições do trabalho docente, bem como a posição ocupada pelos agentes nesse processo de interação. Com metodologia qualitativa, utilizaram-se, para coleta dos dados, sessões de observação nos momentos de estágio, gravação das reuniões de orientação de estágio na universidade e registro dos diários de estágio e entrevistas. Constatou-se diversidade na socialização, ainda que com certa regularidade, devido ao modo de pensar e agir a partir dos percursos de vida de cada estagiário. Faz-se necessário, portanto, conhecer como os alunos chegam aos cursos de formação e o que se altera, ou não, no contato com a escola.


 

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Como Citar
SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento. A socialização das condições do trabalho docente em situações de estágio curricular. Educação Online, [S.l.], v. 13, n. 27, p. 94-112, apr. 2018. ISSN 1809-3760. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/363>. Acesso em: 18 sep. 2018.
Seção
Artigos