A socialização das condições do trabalho docente em situações de estágio curricular

Conteúdo do artigo principal

Márcia Regina do Nascimento Sambugari

Resumo

Neste artigo, aborda-se a socialização de alunos estagiários do curso de pedagogia e professoras da escola básica, focalizando como ocorre ela em relação às condições do trabalho docente, bem como a posição ocupada pelos agentes nesse processo de interação. Com metodologia qualitativa, utilizaram-se, para coleta dos dados, sessões de observação nos momentos de estágio, gravação das reuniões de orientação de estágio na universidade e registro dos diários de estágio e entrevistas. Constatou-se diversidade na socialização, ainda que com certa regularidade, devido ao modo de pensar e agir a partir dos percursos de vida de cada estagiário. Faz-se necessário, portanto, conhecer como os alunos chegam aos cursos de formação e o que se altera, ou não, no contato com a escola.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Sambugari, M. R. do N. (2018). A socialização das condições do trabalho docente em situações de estágio curricular. Educação Online, 13(27), 94–112. https://doi.org/10.36556/eol.v13i27.363
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/CPAN). 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.