Reflexões sobre a formação e a práxis dos professores de história da escola de ensino médio Governador Adauto Bezerra

Conteúdo do artigo principal

José Gerardo Vasconcelos
http://orcid.org/0000-0003-0559-2642
Danielle Rodrigues de Oliveira
http://orcid.org/0000-0003-0505-7252
Munique Souza Freitas

Resumo

O objetivo da pesquisa é o estudo da práxis docente e a reflexão do professor sobre a sua prática. O artigo se baseia na observação das ações e na análise do conteúdo das falas de cinco professores de história da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra. Entre os procedimentos metodológicos, foi utilizado um diário de campo para as anotações daquilo que se destacava durante as aulas de história. Também foram feitas entrevistas semiestruturadas com os docentes. Entre os referenciais teóricos, recorreu-se a Fonseca (2008), Freire (2008), Hobsbawn (1995), Libâneo (2003), Ribeiro (1996), Sacristán (1999), Tardif (2002) e Uwe (2009). Os resultados da pesquisa demonstram que os participantes reconhecem no ensino de história uma conexão entre as dimensões social, política, cultural e econômica da sociedade.


 


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Vasconcelos, J. G., de Oliveira, D. R., & Freitas, M. S. (2018). Reflexões sobre a formação e a práxis dos professores de história da escola de ensino médio Governador Adauto Bezerra. Educação Online, 13(27), 151–171. https://doi.org/10.36556/eol.v13i27.359
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Bacharelado em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Especialização em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1990), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Pós-Doutorado em Artes Cênicas, pela Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia (2002), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011 - 2012), Pós-Doutorado em História da Educação pelo Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( 2015 - 2016 ).Tutor do PET Pedagogia da UFC (2010-2015). É líder do Grupo de Pesquisa de História e Memória da Educação do CNPq - NHIME. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, História da Educação e Antropologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educação Contemporânea (Nietzsche e Foucault) e História e Memória da Educação (Biografias de Educadores do século XX e XXI/ Narrativas de mulheres educadoras militantes no contexto do pós-1964) e Antropologia da Educação (disciplinamento do corpo, sexualidade, práticas de escrita na cadeia e cultura negra/capoeira).

Danielle Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC, mestra em Educação Brasileira (2017) e graduada em História (2014) pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Pesquisas em Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE/UFC). Atualmente, atua como professora-tutora do Instituto Universidade Virtual/UFC/UAB, no curso de Pedagogia Semipresencial da UFC, em diversos pólos no estado do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, trabalhando nos seguintes temas: Formação docente, História da Educação Brasileira, História e Memória, Ensino de História e Orientação de trabalhos científicos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.