Escola plural e avaliação singular: apontamentos sobre a perspectiva de avaliação inserida no Programa Novo Mais Educação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcio Bernardino Sirino Patricia Flavia Mota Arthur Vianna Ferreira

Resumo

Este presente ensaio objetiva estabelecer um canal de reflexão acerca da temática ‘avaliação’ no Programa Novo Mais Educação (PNME). Por meio de prints da plataforma do PDDE-Interativo, de uma unidade escolar da rede pública municipal, localizada no estado do Rio de Janeiro; e da inserção de aportes teóricos e documentais, entendemos que este trabalho potencializará as discussões no campo das avaliações da aprendizagem dos estudantes, das avaliações de larga escala e, ainda, das avaliações de políticas públicas educacionais. Nesse sentido, consideramos que a perspectiva avaliativa adotada por uma instituição de ensino promove uma modificação/adequação das práticas pedagógicas desenvolvidas em seu interior, estabelecendo novas lógicas de aprendizagem nos diferentes cotidianos escolares que, por serem plurais, pressupõem a necessidade de uma avaliação que não seja singular.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SIRINO, Marcio Bernardino; MOTA, Patricia Flavia; FERREIRA, Arthur Vianna. Escola plural e avaliação singular: apontamentos sobre a perspectiva de avaliação inserida no Programa Novo Mais Educação. Educação Online, [S.l.], n. 26, p. 154-172, dec. 2017. ISSN 1809-3760. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/353>. Acesso em: 18 june 2018.
Seção
Artigos