Escola plural e avaliação singular: apontamentos sobre a perspectiva de avaliação inserida no Programa Novo Mais Educação

Conteúdo do artigo principal

Marcio Bernardino Sirino
Patricia Flavia Mota
Arthur Vianna Ferreira

Resumo

Este presente ensaio objetiva estabelecer um canal de reflexão acerca da temática ‘avaliação’ no Programa Novo Mais Educação (PNME). Por meio de prints da plataforma do PDDE-Interativo, de uma unidade escolar da rede pública municipal, localizada no estado do Rio de Janeiro; e da inserção de aportes teóricos e documentais, entendemos que este trabalho potencializará as discussões no campo das avaliações da aprendizagem dos estudantes, das avaliações de larga escala e, ainda, das avaliações de políticas públicas educacionais. Nesse sentido, consideramos que a perspectiva avaliativa adotada por uma instituição de ensino promove uma modificação/adequação das práticas pedagógicas desenvolvidas em seu interior, estabelecendo novas lógicas de aprendizagem nos diferentes cotidianos escolares que, por serem plurais, pressupõem a necessidade de uma avaliação que não seja singular.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sirino, M. B., Mota, P. F., & Ferreira, A. V. (2017). Escola plural e avaliação singular: apontamentos sobre a perspectiva de avaliação inserida no Programa Novo Mais Educação. Educação Online, (26), 154–172. https://doi.org/10.36556/eol.v0i26.353
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Educador Integral! Com uma perspectiva integral de educação pública, Marcio Bernardino, pedagogo e pesquisador, acredita que a Educação é um instrumento de transformação social e emancipação das classes populares, na medida em que amplia as possibilidades de aprendizagem dos alunos e busca o desenvolvimento de cada um deles em suas diferentes dimensões formadoras.

Patricia Flavia Mota, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGEDU – PPF – UERJ); Bacharel e Licenciada em Letras – Português/Espanhol (UFRJ); Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias; Pesquisadora Convidada do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas “Fora da Sala de Aula” – UERJ/FFP e Membro do Núcleo de Estudos “Tempos, Espaços e Educação Integral” (NEEPHI – UNIRIO). 

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professor adjunto do departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/ FFP. Coordenador- Pesquisador do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas “Fora da Sala de Aula” – UERJ/FFP. 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.