A pedagogia tem gênero? O pedagogo cisgênero na educação da infância

Conteúdo do artigo principal

Luan Angelino Ferreira
Fernando Guimarães Oliveira da Silva

Resumo

Este artigo trata de problematizar discursos construídos em práticas de pedagogos cisgêneros que atuam como docentes na educação infantil e no ensino fundamental da rede pública de ensino de um município do estado de São Paulo. Objetivamos dar visibilidade às contestações existentes no exercício da docência, nessa etapa da infância, que, cultural e historicamente, tornou-se feminino. O levantamento em 12 unidades evidenciou 114 professores/as, sendo quatro masculinos cis. A análise se pautou, inicialmente, por compreender a genealogia da feminização da docência, primando por destacar os fatores que levaram à predominância de mulheres cisgêneros nessa profissão. No segundo momento, apresentou os discursos dos três pedagogos participantes, revelando os enfrentamentos e os reforços às normas de gênero incorporadas por eles.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira, L. A., & Silva, F. G. O. da. (2017). A pedagogia tem gênero? O pedagogo cisgênero na educação da infância. Educação Online, (26), 23–45. https://doi.org/10.36556/eol.v0i26.346
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luan Angelino Ferreira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Pedagogo pela Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS). Professor de Educação Básica da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Culturas, Identidades e Sexualidades (CULTISEX) da AEMS.

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Pedagogo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor da Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS), Gestor do CRAS da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP, Integra o NUDISEX da UEM e é Coordenador do CULTISEX da AEMS.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.