Aulas de educação física: inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Conteúdo do artigo principal

Camila Rodrigues Costa
Mariana Oliveira Ferreira
Marcelo Crepaldi Leitão

Resumo

Neste artigo, objetivou-se identificar o que a literatura nacional tem sistematizado a respeito da inclusão escolar do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas aulas de educação física. A base de dados utilizada foi o Google Scholar. As palavras-chave foram: “Transtorno do Espectro Autista e educação física” e “autismo e educação física adaptada”. Analisaram-se 11 estudos, e, deles,  emergiram três temas: 1) prática pedagógica do professor para a inclusão do estudante com TEA; 2) estratégias utilizadas para a inclusão do estudante com TEA; 3) dificuldades para incluir o estudante com TEA. Conclui-se que os conteúdos perpassam desde questões relacionadas à prática pedagógica do professor até assuntos sobre a formação docente para atuar com esse público.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, C. R., Ferreira, M. O., & Leitão, M. C. (2017). Aulas de educação física: inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Educação Online, (26), 80–96. https://doi.org/10.36556/eol.v0i26.341
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Camila Rodrigues Costa, Unesp-Marília

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física (2013, bolsista PIBIC) pela UNESP - Campus de Presidente Prudente. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Educação Especial no Brasil (Bolsista CNPq) pela Unesp, Campus de Marília.Possui especialização Lato sensu em Educação Especial e Inclusiva na Universidade de Marília-UNIMAR e está cursando especialização Lato sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação Física e Educação Especial e desenvolve projetos de pesquisa relacionados ao Trabalho Colaborativo entre professores de Educação Física e do Atendimento Educacional Especializado no contexto da inclusão escolar de estudantes públicos-alvo da Educação Especial. É membro dos grupos de pesquisa: Deficiências Físicas e Sensoriais - Unesp Marília; Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Escolar, Tecnologia Assistiva e Atividade Motora Adaptada- GEPITAMA- Unesp Presidente Prudente .

Mariana Oliveira Ferreira, UNOESTE, Campus de Presidente Prudente

Pós-graduando em Educação Especial e Inclusiva - UNOESTE (2017), graduada em Educação Física pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2016), graduada/formada em Capoeira pela Sociedade Sâo Vicente de Paulo - SSVP (2011), participou do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Saúde Pública - GEPASP, pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, cadastrado no CNPq (2013), possui experiência na área de concentração escolar e artes marciais.

Marcelo Crepaldi Leitão, UNOESTE, Campus de Presidente Prudente

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista (1987); Especialização (Lato Sensu) em Educação Física escolar, pela Uni FMU - São Paulo - SP (2003); Mestrado em Educação pela UNOESTE (2006) e Doutorado em Educação Física (Motricidade Humana) pela Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción - Py (2011). Atualmente é diretor/coordenador e professor do curso de Educação Física da Unoeste - Universidade do Oeste Paulista - Presidente Prudente - SP; Professor de Educação Física (Ed. Infantil e Ensino fundamental) do Colégio Cotiguara, Presidente Prudente - SP. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Educação; Educação física, recreação, jogos, atividades interativas, atividades lúdicas; Educação física na Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio; Educação física, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento da autonomia operatória e moral, jogos. Palestrante e organizador de cursos de atividades recreacionais para Escolas, Hotéis de lazer, clubes, acampamentos, colônias de férias e lazer comunitário.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.