#OCUPAIEPIC Representações culturais da juventude na ocupação de uma escola estadual em Niterói-RJ

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
Angelina Accetta Rojas
Mary Rangel

Resumo

A ocupação de espaços públicos se tornou uma importante ferramenta de resistência da juventude, ao longo do século XX, contra as imposições da sociedade. A partir dessa constatação, realizou-se uma observação participante em uma escola pública do município de Niterói, durante o movimento de ocupação de 2016, que se espalhou por diversas unidades escolares da rede estadual. O foco da análise foi a relação dos jovens com a arte e as representações produzidas durante o período. Como parte dos resultados, pode-se constatar que a arte é um importante elemento de pertencimento e de reconfiguração identitária, em busca de uma maior democratização do espaço público escolar.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Mocarzel, M. S. M. V., Rojas, A. A., & Rangel, M. (2017). #OCUPAIEPIC: Representações culturais da juventude na ocupação de uma escola estadual em Niterói-RJ. Educação Online, (25), 19–39. https://doi.org/10.36556/eol.vi25.326
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Comunicação (PUC-Rio) e Mestre em Educação (UFF). Professor da Faculdade de Educação da UFF (substituto) e do curso de Pedagogia do UNILASALLE-RJ. Pesquisador do NUGEPPE/UFF/CNPq - Núcelo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.