Os níveis de pensamento geométrico de estudantes de licenciatura em matemática no estado de Pernambuco um estudo sob a ótica da teoria de Van-Hiele

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

André Pereira da Costa Marilene Rosa dos Santos

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de estudantes que cursam licenciatura em matemática, em uma instituição pública, no estado de Pernambuco. O estudo se baseou na Teoria de Van-Hiele (1957), que discute o desenvolvimento do pensamento geométrico. A metodologia de abordagem quanti-qualitativa e de caráter diagnóstico versou sobre a aplicação de um teste sobre o conceito de quadriláteros notáveis. Participaram dessa pesquisa 24 discentes, que já haviam cursado disciplinas relacionadas à geometria no referido curso. Os dados produzidos indicam a maioria dos estudantes atuando no primeiro nível de desenvolvimento do pensamento geométrico, e uma parte menor trabalhando no terceiro nível vanhieliano.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
COSTA, André Pereira da; SANTOS, Marilene Rosa dos. Os níveis de pensamento geométrico de estudantes de licenciatura em matemática no estado de Pernambuco. Educação Online, [S.l.], n. 25, p. 63-86, aug. 2017. ISSN 1809-3760. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/297>. Acesso em: 19 nov. 2017.
Seção
Artigos