Os níveis de pensamento geométrico de estudantes de licenciatura em matemática no estado de Pernambuco um estudo sob a ótica da teoria de Van-Hiele

Conteúdo do artigo principal

André Pereira da Costa
Marilene Rosa dos Santos

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de estudantes que cursam licenciatura em matemática, em uma instituição pública, no estado de Pernambuco. O estudo se baseou na Teoria de Van-Hiele (1957), que discute o desenvolvimento do pensamento geométrico. A metodologia de abordagem quanti-qualitativa e de caráter diagnóstico versou sobre a aplicação de um teste sobre o conceito de quadriláteros notáveis. Participaram dessa pesquisa 24 discentes, que já haviam cursado disciplinas relacionadas à geometria no referido curso. Os dados produzidos indicam a maioria dos estudantes atuando no primeiro nível de desenvolvimento do pensamento geométrico, e uma parte menor trabalhando no terceiro nível vanhieliano.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, A. P. da, & Santos, M. R. dos. (2017). Os níveis de pensamento geométrico de estudantes de licenciatura em matemática no estado de Pernambuco: um estudo sob a ótica da teoria de Van-Hiele. Educação Online, (25), 63–86. https://doi.org/10.36556/eol.vi25.297
Seção
Artigos
Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), Curso de Mestrado - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Graduação em Tecnologia em Automação Industrial (2013) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática (2013) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialização em Educação Matemática (2014) - Faculdades Integradas de Patos (FIP), Especialização em Educação de Surdos (2014) - Faculdade Internacional do Deita (FID). No período de 2006 a 2010, lecionou nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Cachoeira dos Índios, Paraíba. Produziu 48 trabalhos acadêmicos, dos quais, 28 são artigos publicados em anais de eventos acadêmicos e em periódicos científicos. Além disso, é o autor dos projetos de criação dos símbolos municipais de Cachoeira dos Índios (PB). Atualmente, realiza pesquisas na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Geometria, investigando o desenvolvimento dos níveis iniciais do pensamento geométrico, sob orientação do Professor Post Doctor Marcelo Câmara dos Santos.

Marilene Rosa dos Santos, Universidade de Pernambuco

Mestrado e Doutorado no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco -UPE Campus Garanhuns, assim como Supervisora dos cursos de Pós-Graduação lato sensu - UPE/ Multicampi- Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde, Caruaru e Salgueiro. Professora titular da Faculdade Santa Catarina (FASC/UNIESP) e técnica pedagógica da área de matemática da PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA/PE. Tem experiência na área de Educação Matemática e Formação de Professor.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.