Ensino Profissionalizante na era digital: um estudo sobre a empregabilidade do curso Pronatec

Conteúdo do artigo principal

Adriano Rosa Alves
Eliza Adriana Sheuer Nantes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para a formação do aluno, verificando se houve empregabilidade. Para tanto, procedeu-se a uma pesquisa qualitativa, com a utilização do instrumento questionário eletrônico, tendo como participantes formandos dos cursos profissionalizantes de uma instituição de ensino privada. Os dados indicam que as políticas educacionais para o ensino profissional são essenciais para novas possibilidades de empregabilidade e empreendedorismo no país na era digital, porém, existe uma dependência de investimentos do Governo Federal. Com isso, temos alguns desafios: diminuir o índice de evasão/desistência dos cursos e incentivar o aumento da empregabilidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Alves, A. R., & Nantes, E. A. S. (2017). Ensino Profissionalizante na era digital: um estudo sobre a empregabilidade do curso Pronatec. Educação Online, (24), 1–19. https://doi.org/10.36556/eol.vi24.292
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriano Rosa Alves, UNOPAR

Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2009). Especialização em Logística Empresarial pela Universidade Norte do Paraná (2011). Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Atualmente é Coordenador do Curso Sequencial de Tecnologia em Marketing (EaD) na UNOPAR; Exerceu função de Instrutor no SENAC - Londrina/PR; Exerceu função de Gerente Logístico em um Atacado Distribuidor de Médio Porte entre 2007 à 2013.

Eliza Adriana Sheuer Nantes, Unopar - Universidade Norte do Paraná

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1996) e mestrado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade (2004). É doutora em Estudos da Linguagem (UEL-PPGEL) e professora da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Atua com os temas: fundamentos do ensino de língua portuguesa, produção de textos e análise linguística (via gêneros discursivos). Participa do Grupo de Pesquisa FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq e do Grupo de Pesquisa Linguagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (prática de análise linguística), UNOPAR-CNPq.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.