Ensino Profissionalizante na era digital: um estudo sobre a empregabilidade do curso Pronatec

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Adriano Rosa Alves Eliza Adriana Sheuer Nantes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para a formação do aluno, verificando se houve empregabilidade. Para tanto, procedeu-se a uma pesquisa qualitativa, com a utilização do instrumento questionário eletrônico, tendo como participantes formandos dos cursos profissionalizantes de uma instituição de ensino privada. Os dados indicam que as políticas educacionais para o ensino profissional são essenciais para novas possibilidades de empregabilidade e empreendedorismo no país na era digital, porém, existe uma dependência de investimentos do Governo Federal. Com isso, temos alguns desafios: diminuir o índice de evasão/desistência dos cursos e incentivar o aumento da empregabilidade.

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Como Citar
ALVES, Adriano Rosa; NANTES, Eliza Adriana Sheuer. Ensino Profissionalizante na era digital: um estudo sobre a empregabilidade do curso Pronatec. Educação Online, [S.l.], n. 24, p. 1-19, may 2017. ISSN 1809-3760. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/292>. Acesso em: 17 oct. 2017.
Seção
Artigos