Implicações do ensino de língua portuguesa no domínio dos gêneros textuais

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Celso Leopoldo Pagnan
Kleverson Fernando de Araújo

Resumo

Este trabalho apresenta, descreve e sugere a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros contos de fadas e outros contos maravilhosos de língua inglesa para o ensino de língua portuguesa, contribuindo para o ensino e metodologia da língua materna. O processo para adotar essa prática ocorreu durante estudos da abordagem de gêneros e na aplicação de diversas sequências didáticas das diversas séries escolares na prática docente. Foram desenvolvidas atividades durante a sequência didática, dentro dos planos de ação, discursivo e linguístico-discursivo, de acordo com a proposta de Dolz (1993), Pasquier (1993) e Bronckart (1993). O trabalho com gêneros tem sido promissor, no que se refere ao uso da língua, a ponto de Dolz e Schnewly (2004) os denominarem como megainstrumento, além de favorecer a leitura de textos e maior habilidade na escrita. Acresça-se que essa técnica de ensino, além de outras vantagens e implicações, traz estreita correlação com as Diretrizes Curriculares Estaduais – PR (DCE).

Detalhes do artigo

Como Citar
Pagnan, C. L., & Araújo, K. F. de. (2016). Implicações do ensino de língua portuguesa no domínio dos gêneros textuais. Educação Online, (23), 60–83. https://doi.org/10.36556/eol.v0i23.274
Seção
Artigos