Possíveis conexões entre o relato (auto)biográfico e a formação docente a partir da ótica dos coordenadores pedagógicos

Conteúdo do artigo principal

Osmar Hélio Araújo
Célia de Jesus Silva Magalhães

Resumo

O relato autobiográfico é um instrumento formativo no processo de qualificação docente. Esta pesquisa investigou como o coordenador pedagógico insere o relato autobiográfico na formação contínua do professor no contexto escolar como um elemento formativo. A pesquisa empírica envolveu dois coordenadores pedagógicos de duas instituições públicas de ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Missão Velha (CE). Para a coleta de dados, foram aplicadas duas entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam fragilidades que permeiam o processo de formação de educadores em relação ao liame entre a formação e a história de vida do professor, pois a história de vida do professor não foi referendada, nem mesmo apontada como categoria a ser explorada em sua formação.

Detalhes do artigo

Como Citar
Araújo, O. H., & de Jesus Silva Magalhães, C. (2016). Possíveis conexões entre o relato (auto)biográfico e a formação docente a partir da ótica dos coordenadores pedagógicos. Educação Online, (22), 82–88. https://doi.org/10.36556/eol.v0i22.262
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Osmar Hélio Araújo

Licenciado em Letras, Especialista em Supervisão e Orientação Educacional e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A trajetória profissional passa pela docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, pelo trabalho como supervisor educacional, professor-formador de professores, coordenadores e gestores escolares na Rede Municipal de Ensino do Ceará e pela docência no Ensino Superior. Autor de artigos publicados no Brasil sobre a formação contínua do docente e o professor coordenador-pedagógico e sobre a escola em interface ao contexto contemporâneo. Atualmente é docente colaborador da Pós-Graduação Lato Sensu das Faculdades INTA e integra o Grupo de Pesquisas em Formação Docente, História e Política Educacional, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Obras publicadas: O Ensino e a Formação Docente na Trilha da Cidadania (org.,2015); A Educação sob a ótica da transdisciplinaridade (org.,2015).