Os erros nas avaliações: ações pedagógicas de professores de matemática no curso de Licenciatura em Química

Conteúdo do artigo principal

Lourival Silva Gomes
Everton Lüdke

Resumo

Este artigo visa a identificar o que de fato está sendo praticado pelos professores de matemática, quanto às ações pedagógicas vivenciadas em sala de aula, no que concerne aos erros nas avaliações de aprendizagem, cometido pelos alunos no curso de licenciatura em química da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul, Famasul, Palmares – PE. O objetivo é verificar quais as concepções dos docentes de matemática quanto às formas de avaliar e como são tratados os erros nessas avaliações. Conclui, considerando que, ao ser descoberto, o erro privilegia a possibilidade do resgate do principal elemento da avaliação: o questionamento, que leva à mudança de um significado classificatório para um construtivo, o que, certamente, ajuda no crescimento de todos os envolvidos nesse processo, por meio do desenvolvimento de uma avaliação voltada para formação do cidadão.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Gomes, L. S., & Lüdke, E. (2016). Os erros nas avaliações: ações pedagógicas de professores de matemática no curso de Licenciatura em Química. Educação Online, (22), 143–163. https://doi.org/10.36556/eol.v0i22.252
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lourival Silva Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul _ UFRGS

Aluno de doutorado do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde com associação de IES, pertencente ao Departamento de Bioquímica da UFRGS.

Everton Lüdke, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor titular do Departamento de Física da UFSM e professor orientador do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde com associação de IES da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.