O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

Conteúdo do artigo principal

Maria Júlia Carneiro Giraldes
Eliza Adriana Sheuer Nantes

Resumo

Este texto investiga questões que abordam o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em diferentes contextos, apresentadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Analisa questões dos exames de 2010 a 2015 e identifica as habilidades e competências requeridas para resolvê-las. Destaca o uso da Internet e seus benefícios no ensino escolar, do Twitter, o uso de recursos tecnológicos nos processos produtivos nas empresas, o texto eletrônico e seus benefícios, o blog como ferramenta de auxílio ao ensino, e, por fim, a aplicação das TICs na agricultura. Conclui que o uso das TICs, em especial a Internet, requer novas condutas dos educadores para poderem utilizar essas ferramentas de modo adequado, tornando-as aliadas do ensino e da aprendizagem.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Giraldes, M. J. C., & Nantes, E. A. S. (2016). O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Educação Online, (22), 43–63. https://doi.org/10.36556/eol.v0i22.226
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Júlia Carneiro Giraldes, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1976) e mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Atualmente é docente da Universidade Estadual de Londrina, tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Teoria Geral da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação - uso, marketing na informação, ciência da informação, estágio curricular e biblioteconomia. Participa do Projeto de Pesquisa “Gêneros discursivos: uma investigação das práticas de letramento e multiletramento na esfera escolar".


Eliza Adriana Sheuer Nantes, Unopar - Universidade Norte do Paraná

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Língua Portuguesa; Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade. É professora da Universidade Norte do Paraná (PPGENS-UNOPAR). Atua na graduação e pós-graduação com os temas: ensino, linguagem, tecnologia e análise linguística (via gêneros discursivos). Participa dos Grupos de Pesquisa: Linguagens, Tecnologia e Ensino, UNOPAR-CNPq e FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq . Coordena os projetos de pesquisa "Gêneros discursivos: uma investigação das práticas de letramento e multiletramento na esfera escolar" e "Gêneros Multimodais e Multiletramentos: novas formas de autorias".