Prática pedagógica no ensino de ciências: uma perspectiva interdisciplinar na visão histórico-crítica

Conteúdo do artigo principal

Giselle Palermo Schurch
Zenaide de Fátima Dante Rocha

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de ensino e o conhecimento de um grupo de docentes da educação básica a respeito da pedagogia histórico-crítica, a partir da formação continuada de professores sobre o ensino de ciências em uma perspectiva interdisciplinar. De natureza qualitativa e bibliográfica, a pesquisa se embasou inicialmente em um pré-teste, que forneceu subsídios para o planejamento de um minicurso de formação continuada para um grupo de docentes e, posteriormente, para a elaboração de um planejamento fundamentado nas etapas descritas por Gasparin (2007). Dentre os resultados, destaca-se o reconhecimento desses docentes quanto à sua prática pedagógica.

 

 

Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica; interdisciplinaridade; formação de Professores; ensino de ciências; prática pedagógica

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Schurch, G. P., & Rocha, Z. de F. D. (2016). Prática pedagógica no ensino de ciências: uma perspectiva interdisciplinar na visão histórico-crítica. Educação Online, (21), 44–57. https://doi.org/10.36556/eol.v0i21.218
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Giselle Palermo Schurch, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Pedagogia (2004) e Ciências biológica (2013) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é auxiliar de supervisão do ensino fundamental da Prefeitura do Município de Londrina e Pedagoga da SEED do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia: Institucional e Clínica, Psicomotricidade e Educação a Distância. Cursando mestrado profissional em ensino de ciências humanas, sociais e da natureza, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (UTFPR)

Zenaide de Fátima Dante Rocha, Docente: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Docente do Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, da Universidade Tecnologia Federal do Paraná, Câmpus Londrina.

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Licenciada em Ciências, Matemática e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação e pesquisa com ênfase na Formação de professores. Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná