Educação integral e(m) tempo integral em Angra dos Reis: narrativas dos educadores do Centro de Educação e Horário Integral Monsenhor Pinto de Carvalho

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Marcio Bernardino Sirino

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa no Centro de Educação e Horário Integral Monsenhor Pinto de Carvalho – Ilha Grande/Angra dos Reis – no ano de 2014, durante a especialização em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares pela Universidade Federal Fluminense (UFF), polo Angra dos Reis, sob orientação da profª drª Marisol Barenco. O objetivo é compreender a implantação do projeto de Educação Integral e(m) Tempo Integral do município de Angra dos Reis, através das narrativas dos diferentes educadores que estão inseridos nesse cotidiano. A pesquisa buscou apresentar e refletir sobre o trabalho pedagógico desenvolvido, narrar a história da ampliação dos tempos e espaços escolares e da importância da integração curricular, como forma de promover maior aprendizagem aos educandos. Cabe destacar que essa produção evidencia, ainda, o caminho percorrido pelos educadores, ao longo dos anos, e a avaliação que os mesmos possuem sobre a experiência de Escola de Educação Integral e(m) Tempo Integral que, cotidianamente, desenvolvem e constroem.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Sirino, M. B. (2016). Educação integral e(m) tempo integral em Angra dos Reis: narrativas dos educadores do Centro de Educação e Horário Integral Monsenhor Pinto de Carvalho. Educação Online, (21), 92–122. https://doi.org/10.36556/eol.v0i21.217
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Educador Integral! Com uma perspectiva integral de educação pública, Marcio Bernardino, pedagogo e pesquisador, acredita que a Educação é um instrumento de transformação social e emancipação das classes populares, na medida em que amplia as possibilidades de aprendizagem dos alunos e busca o desenvolvimento de cada um deles em suas diferentes dimensões formadoras.