Arquitetura da formação contínua docente: das práticas pedagógicas aos saberes e experiências

Conteúdo do artigo principal

Osmar Hélio Araújo

Resumo

Este ensaio busca levantar os pilares para a construção de um processo de formação contínua docente coerente com a arena escolar. Trata-se de delinear a arquitetura da formação contínua docente e, por conseguinte, contribuir na (re)construção da educação de aurora, pois se compreende que a formação contínua do professor é um vetor interveniente no futuro da educação. Em suma, a discussão em tela aborda a construção da formação contínua do docente no contexto escolar.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Araújo, O. H. (2016). Arquitetura da formação contínua docente: das práticas pedagógicas aos saberes e experiências. Educação Online, (21), 16–23. https://doi.org/10.36556/eol.v0i21.214
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Osmar Hélio Araújo, Professor temporário da Universidade Regional do Cariri-URCA; professor-formador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA e docente colaborador da Pós-Graduação Lato Sensu das Faculdades INTA.

Licenciado em Letras, Especialista em Supervisão e Orientação Educacional e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A trajetória profissional passa pela docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, pelo trabalho como supervisor educacional, professor-formador de professores, coordenadores e gestores escolares na Rede Municipal de Ensino do Ceará e pela docência no Ensino Superior. Autor de artigos publicados no Brasil sobre a formação contínua do docente e o professor coordenador-pedagógico e sobre a escola em interface ao contexto contemporâneo. Atualmente é docente colaborador da Pós-Graduação Lato Sensu das Faculdades INTA e integra o Grupo de Pesquisas em Formação Docente, História e Política Educacional, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Obras publicadas: O Ensino e a Formação Docente na Trilha da Cidadania (org.,2015); A Educação sob a ótica da transdisciplinaridade (org.,2015).