Percepções dos alunos de ensino fundamental do Colégio Militar de Salvador acerca do turno integral

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Giacomini
Everton Lüdke

Resumo

O presente trabalho tem como temática a educação integral no Colégio Militar de Salvador (CMS) e tem como objetivo identificar e analisar as percepções dos alunos de ensino fundamental do CMS a respeito do turno integral e das atividades desenvolvidas nele. A metodologia envolveu um estudo de caso, com 195 alunos do ensino fundamental, e o instrumento utilizado na coleta de dados foi o questionário. Em relação aos resultados, é importante destacar que a maioria dos alunos do ensino fundamental do CMS que frequentam o contraturno preferem atividades relacionadas aos esportes, uma vez que essas proporcionariam “distração” e “diversão”. Além disso, os alunos também destacaram as atividades que estimulam a competitividade, entre elas, o treinamento para OBM/Obmep.

 

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Giacomini, A., & Lüdke, E. (2016). Percepções dos alunos de ensino fundamental do Colégio Militar de Salvador acerca do turno integral. Educação Online, (21), 76–91. https://doi.org/10.36556/eol.v0i21.206
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alexandre Giacomini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), duas especializações na Área da Educação (2006 e 2011) pela Faculdade Internacional de Curitiba e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é professor nomeado da disciplina de Física do Colégio Militar de Santa Maria - Santa Maria/RS e cursa o doutorado em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde pela UFSM (início: 1º semestre de 2014). Suas linhas de pesquisa abarcam a Formação de Professores e Currículos pautados pela Abordagem Temática de inspiração Freireana e com Repercussões Educacionais do Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS).

Everton Lüdke, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Fisica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Ph.D. em Astrofísica e Radioastronomia - University of Manchester (1994) e graduação em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é Professor Titular nível 8 em física no Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Astronomia e eletrônica de microondas, com ênfase em observações astrofísicas de radiogaláxias, quasares e linhas moleculares em 1-120 GHz, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino-aprendizagem em astronomia moderna, desenvolvimento de instrumental para ensino de astronomia, física geral, biofísica e educação médica continuada. Desenvolve linhas de pesquisa em tecnologias educacionais e novos experimentos para ensino multidisciplinar. Possui experiência em orientações concluídas de 2 teses de doutorado e 6 dissertações de mestrado. É professor orientador do Curso de Pós-Graduação PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) sediado na UFSM e docente orientador do curso de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) desenvolvendo projetos principalmente nos seguintes temas: ensino médico e interdisciplinar em biofísica, formação de professores para o nível universitário em ciências e multidisciplinares, métodos modernos de ensino de física e moderna e contemporânea, e avaliação de produção científica sobre intervenções pedagógicas empregando métodos laboratoriais de ensino de ciências e tópicos biomédicos. Também age como doceente orientador de teses e dissertações em educação científica na UFRGS onde desenvolve métodos e técnicas de ensino, tecnologia educacional e avaliação da aprendizagem. É líder de grupo de pesquisa do CNPq - Núcleo de Pesquisas sobre Aquisições Epistemológicas e Formações Científicas - na UFSM onde atua em atividades em investigação científica em educação e formação de professores e orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado em educação e ensino científico.